CHEGOU O ((( CANAL G4 )))

O Portal Cidade, blog no qual abordava assuntos relacionados a TV Cidade de Fortaleza, mudou... agora somos o CANAL G4

Canal G4 é um site de entretenimento e informação que tem a sua cara.
Nele você encontra um pouco de tudo como:

• Moda & Beleza;
• Saúde;
• Músicas
• Rádio Ao Vivo;
• Cinema;
• TV Ao Vivo;
• Esporte;
• Entretenimento;
• Jogos;
• Copa 2014;
• Curiosidades;
• Informática;
• Downloads;
• Vídeos;
• Notícias, entre outros.

ACESSE JÁ:
www.canalg4.blogspot.com

CANAL G4 • Do Ceará para o mundo

__________________________________________________________________________

OBS: Não temos nenhum vínculo de parceria com a TV Cidade Fortaleza

O Começo do Blog TV Cidade • 1 ano

sábado, 17 de maio de 2008

CIDADE NEWS: DENGUE CLÁSSICA → Fortaleza já vive epidemia com mais de 10 mil casos

17/05/2008
Este ano, já foram confirmados pela Sesa 17.384 casos de dengue clássica no Ceará, 60% na Capital cearense

Fortaleza já vive uma epidemia de dengue clássica, segundo o secretário Municipal de Saúde (SMS), Odorico Monteiro. Em menos de cinco meses de 2008, o número de pessoas acometidas pelo tipo mais leve da doença já representa 92% do total registrado em 2007. Até ontem, foram confirmados 10.381 casos, enquanto em todo o ano passado, o mosquito Aedes aegypti infectou 11.260 pessoas. Os dados são do Boletim Semanal da Dengue, divulgado ontem à tarde, pela Secretaria da Saúde do Estado.

Os números do boletim mostram que a Capital cearense detém quase 60% dos 17.384 casos confirmados de dengue clássica este ano no Estado. Em apenas uma semana, surgiram 2.079 casos de dengue clássica em Fortaleza, correspondendo 297 novos por dia. Fortaleza acumula ainda 107 casos de dengue hemorrágica e quatro óbitos, mas ainda existem outros 1.185 casos suspeitos e 12 mortes sob investigação.

A epidemia de dengue clássica também se alastra por mais 151 municípios cearenses. Só na semana passada, foram confirmados 2.756 casos novos no Ceará. Isso significa a confirmação de 393 casos novos por dia. Em janeiro deste ano, 1.597 pessoas tiveram o diagnóstico da doença confirmado pela Sesa. Passados quatro meses e meio, o número de pessoas infectadas pelo mosquito transmissor da dengue é dez vezes superior.

Dos 30.910 casos suspeitos notificados, foram confirmados laboratorialmente 17.384 pacientes acometidas com dengue clássica em todo o Ceará. Os casos acumulados de janeiro deste ano até ontem, representam 69,5% do total de 2007. O quadro é ainda mais preocupante no que diz respeito adengue hemorrágica.

Até ontem, 230 pessoas foram infectadas pelo tipo mais grave da doença em todo o Estado, correspondendo a 77% dos casos registrados no ano passado.

O Ceará registrou 24 casos novos de dengue hemorrágica esta semana, um crescimento de 11,65% em relação ao boletim anterior quando foram confirmados 206 pessoas com dengue hemorrágica, uma média de três casos novos por dia. Apesar do avanço dos casos hemorrágicos em 32 municípios do Estado, o índice de letalidade da doença é de 2,1%.

Os dados oficiais confirmam a morte de sete pessoas pelo tipo mais grave da doença e continuam sob investigação mais 20 óbitos suspeitos. Além das 12 mortes em investigação em Fortaleza, a Sesa aguarda o resultado dos exames de dois óbitos em Pacajus e das mortes registradas em Maracanaú, Aracati, Limoeiro do Norte, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Tamboril, cada município notificou um óbito suspeito até o momento.

Epidemia clássica

A epidemia de dengue clássica em Fortaleza já atinge 109 bairros. Só em Messajana foram confirmados 712 casos, um acréscimo de 82 pessoas contaminadas pelo Aedes aegypti em apenas uma semana. A Secretaria Regional VI acumula o maior número de casos da Capital, com 2.991 casos confirmados até ontem.

Outra área com grande número de casos é a SER V, que já tem 2.501 casos de dengue clássica confirmados desde o início do ano. Nesta área, Mondubim concentra a maior incidência, com 293 pessoas infectadas pelo tipo mais leve da doença. A terceira posição do ranking metropolitano é ocupado pelos bairros localizados na SER III, onde foram confirmados 1.475 pessoas doentes.

Para diminuir os focos do mosquito na cidade, o secretário Odorico Monteiro tem pela frente o desafio de vedar 56% das 378.840 caixas d´água existentes em Fortaleza. Só em Messejana, onde há a maior infestação da doença, das 76.209 caixas d´água do bairro, apenas 43,31% estão vedadas.

O secretário Municipal de Saúde admite que sem a colaboração da sociedade é impossível conter os criadouros do Aedes aegypti e deter nova epidemia em 2009. Levantamento da SMS revela que a Capital cearense possui ainda 47.354 cacimbas, dessas apenas 3.836 estão vedadas e das 20.783 cisternas existentes, somente 4.662 são vedadas.

Fonte: Suelem Caminha - Repórter / Jornal Diário do Nordeste

Nenhum comentário: